Publicado em 3 de set de 2017
O Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, localizada na Rua Pastor Albert Schneider, no sábado 02 de setembro realizou a festa de celebração do Patrimônio do Schützenverein das majestades, Jean Carlo e Samira Leutprecht, respectivo rei e rainha do tiro ao alvo.
A corte era completada pelos casais Adir a Margareth Rubin Lange, 1º cavalheiro e 1ª princesa; e Mauro e Zenilde Buzzi Butzke, 2ª princesa e 2º cavalheiro.
O evento foi organizado conforme rege a tradição, concentração dos sócios e convidados, ritualística de busca de majestades (comandante, Irineu Demarchi), sessão de homenagem, competições esportivas, café colonial, tarde dançante e proclamação das novas majestades, para o evento do inverno austral de 2018.
O evento folclórico foi musicalizado pela Banda Horizonte Azul da cidade de Timbó (SC), que apresentou um repertório musical composto por músicas folclóricas germânicas e do Patrimônio Nacional.
Através do evento e da celebração do Patrimônio do Schützenverein, o Clube da Estrela Solitária cumpri a missão em conformidade com a Convenção da Unesco. Ou seja, salvaguardar o Patrimônio Imaterial, que em tempos modernos está, vulneravelmente, exposto e sujeito às mutações diversas. Isso promove a perda dos seus referenciais, provocando o apagamento da identidade cultural da comunidade, tornando um território de selvageria e próprio para o invasor se apropriar dos bens da coletividade.
Ademir Pfiffer – Historiador