quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Botafogo: Samira e Jean Leutprecht - rei e rainha

 O Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, localizada na Rua Pastor Albert Schneider, no sábado  02 de setembro de 2017 realizou a festa de celebração do Patrimônio do Schützenverein das majestades, Jean Carlo e Samira Leutprecht, respectivo rei e rainha do tiro ao alvo.
A corte era completada pelos casais Adir a Margareth Rubin Lange, 1º cavalheiro e 1ª princesa; e Mauro e Zenilde Buzzi Butzke, 2ª princesa e 2º cavalheiro.
O evento foi organizado conforme rege a tradição, concentração dos sócios e convidados, ritualística de busca de majestades (comandante, Irineu Demarchi), sessão de homenagem, competições esportivas, café colonial, tarde dançante e proclamação das novas majestades, para o evento do inverno austral de 2018.
O evento folclórico foi musicalizado pela Banda Horizonte Azul da cidade de Timbó (SC), que apresentou um repertório musical composto por músicas folclóricas germânicas e do Patrimônio Nacional.
Através do evento e da celebração do Patrimônio do Schützenverein, o Clube da Estrela Solitária cumpri  a  missão em conformidade com a Convenção da Unesco. Ou seja, salvaguardar o Patrimônio Imaterial, que em tempos modernos está, vulneravelmente, exposto e sujeito às mutações diversas. Isso promove a perda dos seus referenciais, provocando o apagamento da identidade cultural da comunidade, tornando um território de selvageria e próprio para o invasor se apropriar dos bens da coletividade.
Ademir Pfiffer - Historiador


quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

12º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã- evento 2017

 O quê? Evento 12º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã
Local? Botafogo Futebol Club, Barra do Rio Cerro, na rua Pastor Albert Schneider, 137. Jaraguá do Sul (SC).
Data: 27 de agosto de 2017
Horário: 9h às 20h
O que aconteceu? Às 9 horas foi a celebração ecumênica, com a presença dos representantes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (pastor Elpídeo Carlos Helwige) e da Igreja Católica (diácono Lino Dalpiaz).
Às 10 horas foi a abertura do dia dedicado ao evento para celebrar a cultura imaterial teuto-brasileira, cujo destaque eram os acordes musicais e folclóricos, que ainda fazem parte da cultura remanescente e que ao longo do século XIX aportou no Brasil .
Assim, ao longo dos séculos  XX e XXI, esse legado cultural do imigrante e do colonizador foram e são preservados como valores para construção da identidade brasileira, na perspectiva do multiculturalismo.
Ao todo foram 25 apresentações, cujos músicos se revezaram em dois palcos.
O público local e das cidades próximas (excursão de Indaial, Blumenau e Balneário Camboriu), fiel à tradição germânica compareceu e prestigiou o evento.
A pista de dança foi o espaço ideal para dançar os ritmos musicais tradicionais pelos músicos amadores e profissionais das cidades de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Pomerode, Gaspar e Joinville.
Além disso, não faltou a comida típica da cozinha germânica e as apresentações folclóricas do Regenwalde Volkstanzgruppe da Armalwee, em horários intercalados, tornado o evento harmonizado.
Através deste evento, a entidade associativista, o Botafogo Futebol Clube reafirmou o seu compromisso com a difusão do patrimônio imaterial, o qual foi registrado por meio digitais visando a propagação em rede social.
Fica o registro dos cumprimentos ao presidente Ari Enke, a diretoria, o corpo de voluntariado e os músicos que contribuíram para o êxito da festa em mais uma edição.
Ademir Pfiffer - Historiador



12º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã 27.08.17

Há 12 anos o Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro tem a missão de salvaguardar o patrimônio imaterial da cultural germânica, através do evento Encontro dos Músicos da Cultura Alemã (Musikaten Treffen), em conformidade com a Convenção da Unesco ocorrido em 2003.
            A finalidade do evento  durante as 11 edições é organizar o registro da cultura tradicional e popular, permeada pelos ritmos e acordes da  música folclórica e germânica.
            A difusão acontece por meio dos músicos amadores e profissionais, que sobem ao palco do clube da “Estrela Solitária”,  para apresentar os acordes musicais, na forma individual e coletiva, através dos instrumentos de foles (bandoneon e acordeon), bem como dos instrumentos de metais e sopros.
            No domingo o evento começa com a celebração ecumênica  por Elpideo Carlos Helwig, pastor da Ieclb (Paróquia da Barra do Rio Cerro e Lino Dalpiaz Diácono (Paróquia Católica Comunidade São Francisco).
             No local terá o serviço de bar e cozinha, com almoço típico e café da tarde regado pela iguaria do tradicional do strudel ao público

O quê? 12º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã
Data: 27/08/17
Horário: 9 h
Local: Rua Pastor Albert Schneider, 137

Barra do Rio Cerro – Jaraguá do Sul – SC


XII Encontro dos Músicos da Cultura Alemã - 2..08.2017


  
Cerimonial de Abertura


I – Culto Ecumênico:

Autoridades presentes, coralistas, associados do clube e convidados, senhoras e senhores, bom dia.
Iniciamos neste instante a solenidade ecumênica reunindo os associados da comunidade da Paróquia Luterana e do Botafogo Futebol Clube, do bairro Rio Cerro.
Convidamos para presidir o ato religioso, o Pastor Elpideo Carlos Helwig e Diácono, Lino Dalpiaz.

II - Anunciamos, neste momento, o inicio do cerimonial de abertura do XII Encontro de Músicos da Cultura Alemã


O ENCONTRO DE MÚSICOS DA CULTURA ALEMÃ (INSTRUMENTOS DE FOLES, CORDAS, SOPRO E ELETRÔNICO) tem por objetivos:
a) Promover a cultura alemã, seus fundamentos e raízes, através da música, a maior e mais significativa expressão da linguagem;
b) Oportunizar o surgimento de novos valores musicais e revitalizar obras de autores expressivos;
c) Fomentar o intercâmbio artístico-cultural entre os músicos multiplicadores da cultura germânica (pomerana e alemã).


É com muita honra que o Botafogo Futebol Clube inicia a segunda etapa deste evento, saudando e convidando as autoridades que se fazem presentes:

Exmo Carlos Chiodini – Deputado Estadual
             (entregar o troféu)
Ilmo Senhor Elpidio Carlos Helwige – Pastor Paróquia Luterana da Barra
               (entregar o troféu)
Ilmo Senhor Lino Dalpiaz – Diácono da Paróquia São Francisco
(entregar o troféu)
Ilmo Senhor Ari Enke – Presidente do Botafogo Futebol Clube
Ilmo Senhor Ademir Pfiffer – Comissão Organizadora

Outros [as]: ____________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________


 1 – Passamos ao pronunciamento de Ademir Pfiffer – Comissão Organizadora

Para conhecer um povo conheça seu folclore também, pode descobrir muito sobre aquela nação. (Autor desconhecido)

2 - Passamos ao pronunciamento de Ari Enke – Presidente do Botafogo Futebol Clube


A beleza da cultura popular de um povo poderá ser encontrada em seu folclore ou até resumida no mesmo.
(autor desconhecido)


4 - Passamos ao pronunciamento do Senhor Sidnei Marcelo, Presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul;

A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo. Autor: François Guizot


5 - Passamos ao pronunciamento do Senhor Carlos Chiodini.

Feliz a criança em que conhece seu folclore e o leia poderá entender muito mais sobre si mesma e as tendências de um povo.  (autor desconhecido)



Em nome do Botafogo Futebol Clube, Comissão Organizadora e dos associados, nós agradecemos a presença de todos.
Convidamos as autoridades e o público, para prestigiar as apresentações musicais e folclóricas durante todo o dia.
De modo particular agradecemos a imprensa falada e escrita como, Rádio Jaraguá,  Portal Viva Pirabeiraba, Blog Botafogo Jaraguá e Jornal Anoticia.
Externamos os nossos agradecimentos ao Senhor Flavio Brugnago, editor chefe do Jornal do Vale,especiais pelas parcerias, pelo apoio e incentivo.
 Assim, o Botafogo Futebol Clube, poderá continuar sendo uma instituição de salvaguarda do patrimônio cultural e folclórico, deste município, colonizado por alemães e pomeranos.
Lembramos que temos no local todo serviço de bar e cozinha, com almoço típico e outras atrativas gastronômicas.


terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Botafogo: Patrimônio Histórico-Cultural do Schützenverein: Jaime e Eunice

  
O Botafogo Futebol Clube de Jaraguá do Sul (SC) foi palco do evento  Patrimônio Histórico-Cultural do Schützenverein, que acontece todo ano, há 78 anos na estação de outono.
O evento deste ano foi do casal Jaime e Eunice Reinert Piazera, sendo ele neto de Henrique Piazera – intendente distrital de Jaraguá, entre os anos de 1911 a 1920.
A corte foi completa pelos casais: Valbert e Elenia Dröger, respectivos 1º cavalheiro e 1ª princesa; Carlos e Daniela Dröger Delfen, respectivos 2º cavalheiro e 2ª princesa.
A banda Fantástico da cidade de Timbó (SC) abrilhantou o evento, que teve a ritualística folclórica de busca das majestades – comandante, Loreno Marquardt - tarde dançante, café colonial – organizado por Gatti Ehlert e sua equipe de gourmet - disputa de tiro rei e rainha, proclamação e sagração das novas majestades – novamente Jaime Piazera e esposa, com a mesma corte.
Participaram do evento associativista, aproximadamente, 377 contribuintes, uma surpresa, pois as redes sociais – blog do Botafogo Jaraguá e WahtsApp -
 se encarregaram de propagar o evento. Dessa forma, compareceu o público das sociedades de tiro de Guaramirim (Brüderthal e Comercial), Blumenau (Itoupava Rega), Rio da Luz/Jaraguá (Ribeirão Grande da Luz, Guarany, Vitória, Centenário, Barg), 25 de Julho/ Jaraguá 99.
Através deste evento, o Botafogo Futebol Clube mantém o seu firme propósito de defesa do Patrimônio Histórico-Cultural do Schützenverein.
Nesta perspectiva, o Patrimônio Cultural botafoguense é importante para a compreensão da identidade histórica local, pois é permeada de simbologia e representações, ligadas à memória dos antepassados, que iniciaram essa tradição.
Assim, a atual diretoria, também tem a missão de manter as raízes folclóricas de origem germânica visando não se desarmonizar ou desequilibrar, na organização do evento. Dessa forma, mantêm-se vivos os hábitos e costumes populares do bairro da Barra do Rio Cerro, ligados à festa do tiro ao alvo, tanto masculino e feminino.
Considerando o valor da participação da comunidade e entidades, que congregam esse patrimônio da festa de rei e rainha do tiro ao alvo, muito significativa para Jaraguá do Sul, a diretoria do Botafogo Futebol Clube agradece a todos nos prestigiaram neste 1º de abril, no ano em que o clube completará 68 anos de fundação.

Ein Prösit!

Ademir Pfiffer – Historiador