terça-feira, 14 de setembro de 2010

Botafogo da Barra despediu-se do Inverno com festa de Tiro Rei e Rainha


No sábado 11 de setembro, o Botafogo Futebol Clube, através de seus associados, foi à estrada centenária (hoje Rua Pastor Alberto Schneider), Barra do Rio Cerro - Vale do Rio da luz, para difundir os valores remanescentes da ritualística folclórica de busca das majestades de Rei e Rainha do Tiro.
O casal Nelson e Elia Voigt Enke receberam em frente a sua residência os associados e convidados, ao som da Banda Sangue Latino, da cidade de Três de Maio (RS). A recepção foi calorosa e festiva, sendo ali realizada a incorporação das majestades, com os respectivos cavalheiros e princesas.
A marcha atravessou a via principal do bairro e de curto trajeto de ida e volta, partindo da sede social do Botafogo, passando pelo Centro Municipal de Educação Infantil “Wolfgang Weege”, Unidade do Corpo de Bombeiros e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, portanto, num espaço social e de cultura.
No regresso, já na sede social do Botafogo, o Senhor Loreno Marquardt, comandante da marcha realizou um discurso, no qual caracterizou a tradição do Departamento de Tiro Esportivo do Botafogo Futebol Clube, que completou 56 anos de existência em 2010.
Após as homenagens das majestades, vieram os cumprimentos e o inicio do café colonial, com especialidades da cozinha alemã, cucas, bolos, salgados, sorvetes, pães empastados. Foi o melhor da festa, pois a mesa era farta pela variedade e sabor, para satisfação das centenas de pessoas que participaram e compartilharam da sagração das majestades, o casal Nelson e Elia.
A festa é realizada todos os anos na Estação de Inverno, uma tradição na Barra do Rio Cerro.
Outra opção no transcorrer da festa do Tiro Rei e Rainha, foi a dança folclórica e as competições de tiro paralelo, que no final da tarde revelou as novas majestades do tiro ao alvo, Ademir e Solange Fischer, que em 2011 continuarão mantendo a tradição folclórica e a prática do tiro esportivo, quando organizarão uma nova festa.
O evento folclórico do Botafogo, no último sábado é fruto do exercício da plena sociabilidade, onde as pessoas cultivaram as tradições, dedicada à cultura germânica, difundiram o valor da amizade e o respeito pelo legado dos nossos antepassados.
Ein Prosit, schützenkönig, Botafogo, até XXIIª Schützenfet Jaraguá, em outubro próximo.

Ademir Pfiffer - Historiador




Nenhum comentário: