quarta-feira, 23 de março de 2011

Diretoria conquista o terceiro mandato - 2011 - 2012

Chapa única eleita em 20 de março de 2011, numa manhã de domingo ensolarado.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Rádio Jaraguá Am Francisco Alves - Diretor

Jaraguá do Sul, 14/03/11

Ilmo Sr

Francisco Alves

DD. Diretor da Rádio Jaraguá AM

Nesta


Prezado Senhor,


Objetiva o presente agradecer Vosso empenho como diretor da Rádio Jaraguá, para difundir os valores da cultura germânica, através deste veículo de comunicação de credibilidade e atuação histórica no Vale Itapocu, há seis décadas.

No domingo, seis (6) de março a transmissão do evento 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, no Botafogo Futebol Clube foi preciossimo a participação desta emissora de rádio, a qual levou a todos os rincões, a cultura musical, que representa o Patrimônio Histórico Imaterial de Jaraguá do Sul.

Pela significativa contribuição, a diretoria do Botafogo agradece a contribuição da mídia radiofônica, da Rádio Jaraguá Am, neste evento folclórico.

Sem mais, subscrevemo-nos



Atenciosamente,



Ademir Pfiffer - Dpto de Cultura


Ari Enke - Presidente/Botafogo



"Música é constante renovação. Cada vez que alguém toca, traz ao mundo um novo som." (Daniel Barenboim)

                                         Fonte: Isolina Kruetzfeld... Ademir Pfiffer e Fred Ulrich.

terça-feira, 8 de março de 2011

Radio Jaraguá Am, no palco do Botafogo

A Rádio Jaraguá trouxe ao palco do Botafogo, no 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, o mais significativo patrimônio de radiodifusão de Jaraguá do Sul (SC), através dos Senhores Francisco Alves e Fred Ulrich, o  apresentador  do Programa Deutsch Musik. Com esta dimensão cultural, a Rádio Jaraguá é pioneira ao contribuir para a revitalização do folclore da cultura germânica, no Vale Itapocu.
Ademir Pfiffer - Historiador

Ecumenismo, no 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã

O Ecumenismo no 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã (6/3/2011) foi destaque, pois além dos músicos, subiram no palco do Clube Alvinegro, Elpídio Helwige, Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Paróquia da Barra do Rio Cerro), e o Senhor Alair Lescowicz ( pomerano eslavo e Ministro da Paróquia Católica, Barra do Rio Cerro), que conduziram o culto ecumênico, que refletiu a história da música,  dos músicos e os 120 anos da presença da Imigração Suábia e Húngara, em Jaraguá do Sul (SC). Esta é a única colônia de imigração do Leste europeu em nosso Estado e Município. E o Botafogo revelou no mundo do futebol amador, diversos jogadores, cuja geneologia figurava suábios e húngaros.
Ademir Pfiffer - Historiador

sexta-feira, 4 de março de 2011

Parceiros do 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã - 2011

Neste ano de 2011, o 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, o evento homenageará o povo remanescente da Imigração Suábia e Húngara de Jaraguá do Sul, em 120 anos de presença efetiva no na evolução e grandeza do desenvolvimento desta cidade , marcada pelo progresso, e conhecida carinhosamente pelo expressão a "Perola do Itapocu."
Para o evento da cultura germânica ocorrer, contamos com importantes parcerias:
1 - Rádio Jaraguá;
2 - Loreno Marquardt;
3 - Loja Flarô;
4 - Sorvetes Pinguim;
5 - Horst Berns;
6 - Vidota;
7- Objetiva Modas;
8 - Brimadec;
9 - Mabas Tintas;
10 Joalheria Preciosa;
11 - Visual Modas;
13 - Barra Material de Construção;
14 - Esquadria Demarchi
15 - Unicerte;
16 - Império das Máquinas;
17 - Comercial Gladis;
18 - Lojas Salfer Barra;
19 - Loja Caça, Pesca Pintado;
20 - Buzimaq;
21 - Drogaria da Barra;
22 - Vídeo Center;
23 - Só Portas;
24 - Drogaria da Barra;
25 - Indústria de Alimentos e Comércio Eduardo;
26 - Mira Modas;
27- Loja da Boneca (suábia e italiano);
28 - Jaime Piazera;
29 - Bebidas Winter;
30 - Usa Peças Pap (suábio);
31 -Pneus Batista;
32 - OESA;
33 - Aurora;
34 - Celso Cabelereiros;
35 - Nelson Satler;
36 - Jornal do Vale.

Botafogo, espaço de musicalidade feminina

O ano de 2011, em Jaraguá do Sul, novamente é reservado espaço para a mulher, que sobe no palco para difundir a música erudita e a música folclórica germânica.
Enquanto, que, os jornais diários reservam espaços para denunciar a violência contra a mulher, dois eventos culturais, o FEMUSC (SCAR) e o Encontro de Músicos da Cultura Alemã (Botafogo) se empenham para difundir os valores musicais por força da mulher criativa. São mucisistas ou instrumentistas, de cordas (citara, violino, harpa), de metais, sopro (uma imensa variedade) e foles (bandoneon e acordeon). Além disso, há outras instituições que fomentam sociabilidades musicais, de cunho cultural e religioso, no qual a mulher é destaque pelo dom e a sensibilidade musical.
Por esta razão, Jaraguá do Sul tem um diferencial, onde a música é uma das atrativas de possibilidades, para banir da sociedade indicadores de violência contra a mulher.
No domingo, 6 (seis) de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março (terça-feira), voltam ao palco do Botafogo Futebol Clube, diversas mulheres, as quais revelarão o viês, que escolheram para a vida social e cultural, através da música folclórica pelos instrumentos musicais. Certamnte, o manuseio do instrumento pelas mãos das mulheres, serão alvo do olhar do público, que gosta de aplaudir ou dançar os ritmos contagiantes.
Vale destacar, que alguns instrumentos são raros, como o bandoneon e outros populares, como os instrumentos de metais. Porém, todos são máximas para promover a difusão e a memória musical, nossa maior herança para nosso meio familiar.
O evento de domingo é destinado a todos que cultivam a cultura ligada à música folclórica, tendo a mulher efetiva participação no canto coral (Igreja Luterana da Barra), dança folclórica (Tanzgruppe Regenwalde e Dunántúl) e nos instrumentos musicais diversos, que no palco irão marcar a sublime data, o Dia Internacional da Mulher, em Santa Catarina. Bem vindo a todos à Barra do Rio Cerro, o bairro da música de Jaraguá do Sul.

Ademir Pfiffer – Historiador - Dpto de Cultura/Botafogo

quinta-feira, 3 de março de 2011

Fred Ulrich, o alemão do Volk Musik da Jaraguá Am


Fred Ulrich, o alemão do Volk Musik da Jaraguá Am. Retrato fiel e corriqueiro deste pomernano germãnico de Blumenau (SC), na Rádio Jaraguá AM, durante sua gravação do Progrma Musical Alemão, que tem audência fiel no Vale Itapocu. Fred vai ao ar todos os dias.Portanto, representa um dos agentes de difusão da cultura européia ligada à música alemã, em Santa Catarina.
Além disso, há seis anoa é o maior incentivador do Encontro de Músicos da Cultura Alemã, do Botafogo Futebol Clube, na Barra do Rio, que nasceu no pátio da centenária Firma Weege, também incentivadora das manifestações folclóricas do Alvinegro, que virou a Estrela Sexagenária, em 2009.

Ademir Pfiffer - Historiador _ Jaraguá do Sul - SC

Deutsche Musik e o Botafogo na Barra Rio Cerrense



Deutsche Musik e o Botafogo na Barra Rio Cerrense. A gravação foi motivada pela edição do 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, que levou a direção do Programa Musical Alemão, sob o comando do locutor Fred Ulrich, a convocar Pfiffer e Enke, para narrar o acontecimento, que este ano presta um tributo a Imigração Súabia e Húngara de Jaraguá do Sul, a única cidade catarinense que recebeu diversas levas deste grupo étncio, por força d decisão política (tratado de Imigração Brasil e Hungria - 1870)do imperador Dom Pedro II e o Rei Francisco I, do Império Austro-Húngaro.
Domingo 6 (seis) de março 150 músicos levarão ao palco do Botafogo, através dos acordes musicais, ritmos folclóricos pelos instrumentos de foles( acordeon, Bandoneon), sopro, metais, cordas e eletrônicos. Um dia para reavivar os valores musicais e revitalizar o Patrimônio Imaterial, da nossa terra e da nossa gente.
Ademir Pfiffer - Historiador

terça-feira, 1 de março de 2011

6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã - 2011

O que é o Encontro de Músicos da Cultura Alemã?

Trata-se de um tributo aos músicos dos foles, harmônicas, metais e cordas, que expressam por meio dos dons musicais, a boa música folclórica e alemã, que atravessou 18 décadas, engrandecendo o patrimônio musical do Estado de Santa Catarina.
A festa pretende atrair pelo 6º ano consecutivo a Jaraguá do Sul, os músicos e os que cultuam as nossas tradições e folclore .
Sejam bem vindos!
Quando: 6 (seis) de março (domingo);
Local: Botafogo - (à 300 metros da empresa Malhas Malwee, em direção à Pomerode pela Serra do Rio da Luz);
Horário: 8 horas e (culto ecumênico com a participação do coral Luterano da Barra do Rio Cerro).
Às 9 horas acontecerá a solenidade de abertura pela  Jazz  Band  Elite de Corupá (SC), com execução do Hino Brasileiro, Hungria, Alemanha, Santa Catarina e Jaraguá do Sul.
Observação: Haverá dois palcos para apresentações coletivas e individuais, com músicos que são promotores da música alemã. O público poderá dançar e participar da sessões de audição durante as apresentações musicais.
Outras atrações no transcorrer do dia:

1 - A Rádio Jaraguá por meio do seu locutor Fred Ulrich irá transmitir toda a programação que será levada ao ar durante todo o dia;
2 - Durante o evento, o Tanzgruppe Regenwalde da Associação Recreativa Armalwee, apresentará 3 (três) categorias dos grupos de danças folclóricas: infantil, infantojuvenil e master, os quais se apresentarão em horários alternativos;
3 – Apresentação especial do Grupo Folclórico Dunántúl, que representa a cultura suábia-húngara e magyar,  neste ano de 2011, estas duas etnias comemorarão 120 anos de presença em Jaraguá do Sul. O evento deste ano é um tributo a estes dois grupos étnicos;
4 - Desde o único da programação de palco, o público presente poderá interagir com os músicos e os instrumentos musicais, na pista do salão do Botafogo, ao som de bandas e músicos de prestigio;
5 - Para tranqüilidade do público, a diretoria ampliou o palco principal e dotou o mesmo espaço com sistema de ventilação, favorecendo melhor climatização e proporcionando um ambiente de melhor qualidade e comodidade, para os músicos e o público;
Irmãos Radoll - 2010
6 - O público é convidado vir ao evento à caráter, com traje típico,para manifestar o seu encanto e admiração pelo folclore alemão, em 183 anos de história em Santa Catarina;
7 - Nste ano, também haverá novamente sorteio de brindes ao público, no final da festa;
8 - O público que chegar até às 8 (oito) horas não pagará ingresso. Posteriormente será cobrado ingresso no valor de R$ 8,00;
9 - Haverá almoço típico e churrasco no valor de R$ 15,00 reais.

Atenciosamente,

Ademir Pfiffer – Diretor Dpto de Cultura -Contatos: 47.9619.7744

Jazz Band Elite - Corupá - SC

                                                                         -2010-

No próximo dia 6 (seis) de março, a partir da 8 horas da manhã, o Botafogo Futebol Clube, da Barra do Rio Cerro vai celebrar e comemorar os 183 anos da Imigração Alemã e os 120 anos da Imigração Suábia e Húngara, quando da realização do 6º Encontro de Músicos da Cultura Alemã. Ao todo são 150 músicos que sobem ao palco, para realizar um tributo ao povo de ascendência suábia e húngara.
Corupá, também faz parte desta história, pois desde o final do século XIX, o local recebeu a presença de diversas famílias suábias e húngaras, que se mesclaram ao longo dos anos, com os pomeranos germânicos, que chegaram à Hansa conduzidos por Eduard Kreis, um dos pioneiros da imigração alemã, do antigo Domínio de Dona Francisca, atual Município de Joinville (SC).
Portanto, a diretoria do Botafogo convida o povo remanescente e os novos moradores corupaenses, para participar deste rico evento de caráter musical e regional.  A Banda Jazz Band Elite de Corupá - Patrimônio Musical e Centenário do Vale Itapocu - fará abertura do evento de caráter folclórico. Bem vindos a todos.

Ademir Pfiffer - Historiador/Dpto de Cultura Botafogo