sexta-feira, 4 de março de 2011

Botafogo, espaço de musicalidade feminina

O ano de 2011, em Jaraguá do Sul, novamente é reservado espaço para a mulher, que sobe no palco para difundir a música erudita e a música folclórica germânica.
Enquanto, que, os jornais diários reservam espaços para denunciar a violência contra a mulher, dois eventos culturais, o FEMUSC (SCAR) e o Encontro de Músicos da Cultura Alemã (Botafogo) se empenham para difundir os valores musicais por força da mulher criativa. São mucisistas ou instrumentistas, de cordas (citara, violino, harpa), de metais, sopro (uma imensa variedade) e foles (bandoneon e acordeon). Além disso, há outras instituições que fomentam sociabilidades musicais, de cunho cultural e religioso, no qual a mulher é destaque pelo dom e a sensibilidade musical.
Por esta razão, Jaraguá do Sul tem um diferencial, onde a música é uma das atrativas de possibilidades, para banir da sociedade indicadores de violência contra a mulher.
No domingo, 6 (seis) de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março (terça-feira), voltam ao palco do Botafogo Futebol Clube, diversas mulheres, as quais revelarão o viês, que escolheram para a vida social e cultural, através da música folclórica pelos instrumentos musicais. Certamnte, o manuseio do instrumento pelas mãos das mulheres, serão alvo do olhar do público, que gosta de aplaudir ou dançar os ritmos contagiantes.
Vale destacar, que alguns instrumentos são raros, como o bandoneon e outros populares, como os instrumentos de metais. Porém, todos são máximas para promover a difusão e a memória musical, nossa maior herança para nosso meio familiar.
O evento de domingo é destinado a todos que cultivam a cultura ligada à música folclórica, tendo a mulher efetiva participação no canto coral (Igreja Luterana da Barra), dança folclórica (Tanzgruppe Regenwalde e Dunántúl) e nos instrumentos musicais diversos, que no palco irão marcar a sublime data, o Dia Internacional da Mulher, em Santa Catarina. Bem vindo a todos à Barra do Rio Cerro, o bairro da música de Jaraguá do Sul.

Ademir Pfiffer – Historiador - Dpto de Cultura/Botafogo

Nenhum comentário: