Mais de 150 músicos amadores e profissionais garantiram sua vaga no evento do Botafogo Futebol Clube, o 7º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, que se realizará no próximo domingo 11 de março.
O objetivo do evento é difundir a música folclórica germânica, através dos instrumentos dos foles [acordeon e bandoneon], instrumentos de metais e eletrônicos.
Este legado musical faz parte da história da colonização de Jaraguá do Sul, destaques para os alemães e pomeranos.
E os pomeranos, que aportaram na região do Rio da Luz [década de 60 do século XIX] e Rio Cerro, são os primeiros colonizadores, na difusão da música, com notas musicais, em terra jaraguense. E foi o instrumento do bandoneon um importante aliado, para musicalizar, por meio de cantos religiosos, os cultos do movimento do protestantismo, bem como abrilhantar festas socais de igrejas e familiares.
Apesar de tudo isso fazer parte de um passado recente, a cultura remanescente dos pomeranos e alemães ainda resiste a modernidade, que é permeada pelo consumo exagerado e centrada nas redes sociais.
O Botafogo há 62 anos tem compromisso com o lazer social, cultural e esportivo, e há sete anos encampou o movimento de revitalizar o Patrimônio Cultural dos instrumentos musicais e o Patrimônio Imaterial, que são constituídos pelas notas e sons musicais, que encantam a plateia, que prestigia o evento.
Quem chegar ao evento logo de inicio participará do culto ecumênico facilitado pelo Pastor Elpídio Helwig e o Padre Francisco Sehnn, a partir das 8 horas e 30 minutos.
Neste evento acontecerá o Canto Coral da Igreja Evangélica Luterana no Brasil, da Barra do Rio Cerro e liturgia com destaque de ambas as igrejas, Católica e Luterana.
Às 9 horas 30 minutos acontecerá a abertura, que contará com a presença da Senhora Cecília Konell, Prefeita de Jaraguá do Sul, do Senhor Ademar Brás Winter, Presidente da Câmara de Vereadores, Jaime Negherbon, Vereador da Barra do Rio Cerro e a comunidade.
Outras Informações:
Ingresso: R$ 8,00 -
Almoço típico: R 17,00 -
Churrasco: R$ 17,00.
"Se vivêssemos numa cultura de dar ao invés de ter estaríamos mais próximos da nossa essência". [Carlos Roberto Sabbi]
Ademir Pfiffer – Presidente Comissão Organizadora
Ivo Konel [ex-Prefeito] e Cecília Konell [Prefeita atual de Jaraguá do Sul/SC]
Imagens: Fundação Cultural do Governo Municipal.