quinta-feira, 8 de março de 2012

9 de março Dia Municipal do Instrumento do Bandoneon

A década 60, do século XIX foi marcada pela chegada do grupo étnico pomerano à localidade do Rio da Luz, à época pertencente ao Dominio Dona Francisca. 
 Os pomeranos procedentes do antigo território da Prussia [hoje Alemanha], ao logo do final dos século XIX e inicio do XX ocuparam as áreas de terras do Vale do Rio da Luz e Rio Cerro, aonde desenvolveram a agricultura e a pecuária, importantes economias que contribuiram, com o desenvolvimento de Jaraguá do Sul. 
 Este grupo étnico era ligado ao movimento do protestantismo e desde o inicio de sua presença revelaram o gosto pela boa música folclórica para evento de festa ou religiosa. Para preservar a musicalidade e o canto coral, os pomeranos focaram o uso inicialmente do instrumento dos foles, o bandoneon. O instrumento era a única opção de lazer, para musicalizar ambientes de festas de igrejas, deutsch schulefest e festa familiares. Por essa contribuição significativa, na cultura e no desenvolvimento econômico de Jaraguá do Sul, os pomeranos nos deixaram importante lições de vida no passado e um rico legado cultural, juntamente, com os colonizadores, os alemães.
 Considerando este panorama histórico e cultural, o Deputado Estadual Dionei Walter da Silva encampou o Projeto nº 268/09, o qual originou o Dia Estadual do Instrumento do Bandoneon [20 de julho]. A lei Nº 14.934, de 04 de novembro de 2009 contou com chancela do Governador Luiz Henrique da Silveira. Posteriormente, o vereador Vereador Jaime Negehrbon fez tramitar no mesmo ano, na Câmara Municpal de Jaraguá do Sul, um projeto semelhante. Sendo escolhido a data de 9 de março de todos os anos, como o Dia do Bandoneon, em nossa cidade. 
A Prefeita Cecilia Ayroso Konell deu chancela e homologou na forma da lei, o projeto que deu luz à história da música e do instrumento musical do bandoneon, que permeou e continua presente nas festas tradicionais da cultura germânica de nossa cidade.
 No domingo 11 de março celebramos a data do Dia do Bandoneon, no 7º Encontro de Mùsicos da Cultura Alemã, no Botafogo da Barra do Rio Cerro. Portanto, o evento nada mais é um tributo aos musicistas e músicos ligados à música folclórica e germânica. 
Ademir Pfiffer - Historiador 


Quarteto Vozes do Vale - Pomerode - 2011

3 comentários:

Antonio Cezar, olocutor.com disse...

Olá! sua informação está equivocada, pois enquanto pesquisador de Datas Comemorativas e mantenedor de um site especializado em efemérides, posso afirmar que o "Dia Estadual do Bandoneon" é uma comemoração de 20 de julho no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.934 de 4 de novembro de 2009, que está relacionada com esse instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina, que foi inventado pelo músico alemão, Heinrich Band, vindo junto com os imigrantes alemães para o Sul do Brasil e cercanias, quando passou a ser utilizado principalmente na Argentina, como o principal instrumento para orquestras de tango, e não em 12 de junho como está na matéria.

Antonio Cezar, olocutor.com disse...

Sua informação está equivocada, visto que o "Dia Estadual do Bandoneon" é uma comemoração de 20 de julho no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.934 de 4 de novembro de 2009, que está relacionada com esse instrumento musical de palhetas livres, semelhante a uma concertina, que foi inventado pelo músico alemão, Heinrich Band, vindo junto com os imigrantes alemães para o Sul do Brasil e cercanias, quando passou a ser utilizado principalmente na Argentina, como o principal instrumento para orquestras de tango.

Guaramirim disse...

Corrigido a solicitação...agradeço a colaboratividade e a a atenção...