quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O desafio de colocar a tradição ao lado da modernidade

Coral Luterano no Brasil - Barra do Rio Cerro - Imagem: Ademir Pfiffer

Musical JS - Imagens: Ademir Pfiffer

GF - Regenwalde - Infantil - Imagem: Ademir Pfiffer



            No próximo dia de 25 de agosto, o Botafogo Futebol Clube da Barra, do Rio Cerro, promoverá o 8º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã. Para a ocasião é esperada a presença da comunidade, marcada pelas tradicionais famílias que fundaram o clube futebolístico no limiar ano de 1949. Ao longo do tempo a marca da cultura germânica passou a permear a entidade, fato atribuído a presença da manifestação da cultura do tiro.
            Considerando esses indicadores de análise, é importante destacar que inúmeras famílias participaram intensamente para encampar o associativismo em forma de lazer e cultura: Weege, Satler, Rubini, Picolli, Hanemann, Hruschka, Marquardt, Piazera, Girolla, Papp, Enke, Krüger, Lombardi, Bauer, Grubba, Konell, Ponath, Buzarello, Franzner, Zonta, Strebe, Meier, Riboldi, Maestri, Correa, Müller e outras.
            A lista é extensa, sem considerar a participação efetiva dos atletas que vestiram a camisa, numa época em que se jogava futebol amador pelo prazer de jogar. Porém, se o passado foi marcado pelo interesse coletivo e a efetiva participação da comunidade na Estrela Sexagenária hoje, com a vida mais competitiva, o clube se recente da ausência da comunidade nos eventos tradicionais.
            Apesar do desafio, a diretoria do Botafogo vem a público manifestar o desejo de continuar sendo o clube que tem importância e razão de estar na paisagem da urbe do bairro. O apoio da comunidade não falta, através dos moradores remanescentes e da migração. Mas, o evento tradicional como o Encontro de Músicos da Cultura Alemã, em confronto com a modernidade, no dia 25 de agosto, deverá contar com a chancela de público da comunidade de modo geral para preservar o seu legado cultural, parte do patrimônio da cidade de Jaraguá do Sul.
            Portanto, equipe de trabalho organizacional que envolve a diretoria e o Grupo Folclórico Regenwalde estarão no local para receber os visitantes das 8 horas e 30 minutos às 18 horas.
            Haverá atrações diversas, como culto ecumênico e musicalizado, folclore, sessões de audição, almoço festivo,  tarde dançante e sorteios de brindes.

Ademir Pfiffer – Comissão Organizadora

Nenhum comentário: