sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Constantino Pradi, o jogador que nasceu em meio a uma família futebolística


Constantino Pradi, o jogador que nasceu em meio a uma família futebolística. Mas foi no Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro, que este morador de Jaraguá Esquerdo ganhou visibilidade esportiva. O pai Arduino Pradi foi um dos jogadores que começou a história do Palestra Itália (Palmeiras), em Jaraguá do Sul (SC), na Barra do Rio Cerro. O movimento pebolístico iniciou nos idos dos anos 20, do século XX, no pasto da Nona Rubini, que tinha muitas vacas leiteiras e um montão de terneiras,pastando no Morro da Polenta (Propriedade de Angelo Rubini). O Campo de futebol ficava entre o estacionamento do Supermercado Breithaupt e tal moro citado. Conheça alguns dos fragmentos desta história deste cidadão simples, porém, um potencial para a história regional do futebol.
Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, 18 de dezembro de 2010

Elemar Nazatto, o Alvinegro da Barra Rio Cerrense


Elemar Nazatto( Malica), o Alvinegro da Barra Rio Cerrense. Foi atleta do Botafogo Futebol Clube, nos anos 80 e junto com outros companheiros foram destaques esportivo em campo e colecionadores de títulos no Campeonato da 1ª Divisão da antiga Liga Jaraguaense de Desporto. A microentrevista para a rede social do Canal Cultura Jaraguá objetiva recordar a presença deste atleta no Botafogo de Jaraguá do Sul (SC), o qual somou em qualidade ao time em campo.
Ademir Pfiffer - Historiador

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

DVD - Presente de Natal à moda antiga


O Botafogo Futebol Clube da Barra do Rio Cerro está colocando à disposição do público interessado no folclore e na música germânica, o DVD "Vº Encontro de Músicos da Cultura Alemã, evento realizado em março de 2010, em sua sede social.
O trabalho tem chancela do Senhor Ademar Ersching, profissional renomado, que por longo anos vem atuando no meio das artes fotográficas e filmagens.
O DVD é fruto da colaboração da Firma Weege (Malhas Malwee), principal incentivadora das atividades culturais do Botafogo, em 61 anos de difusão da cultura do futebol, tiro esportivo e folclore.
O DVD poderá ser adquirido pelo fone 3376 - 0006, com Ingrid Enke, no valor de R$ 35,00.

Ademir Pfiffer - Diretor de Cultura/Botafogo

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Cartão Natalino da familia Alvinegra e sexagenária

Trabalho de criação: Ellen Annuseck Bona

domingo, 21 de novembro de 2010

Ademir e Marcia Marquardt, um casal que originou as moças bonitas da Barra

Foto para posterioridade do clube. Ela ilustra a qualidade dos nossos associados e participantes. Os Marquardt de longa data participam dos movimentos de sociabilidades do Botafogo. Porém, há diversas famílias Marquardt que participam ou já participaram do clube.

Livro de presença na noite de aniversário

 Muitas pessoas se preocuparam em deixar registrado naquela data de 20 de novembro, na noite dos festejos do 61 anos de fundação sua marca. Ou seja, o seu nome assinado no livro de visitas.
A juventude deu exemplo ao assinar para a posterioridade o seu nome no livro de presença, bonito gesto para a história do clube, bairro e cidade.

Comunicador Fred Ulrich e as irmãs Marquardt

Uma das alegrias do comunicador da Rádio Jaraguá é participar dos movimentos sociais do Botafogo Futebol Clube. Não é por menos, o local é a "terrinha" de espaço das mulheres  bonitas. Desta vez registrei e foi cortesia da casa (rs).

Momento de alegria e carinho pela candidata concorrente

Esta torcida se sagrou campeão da noite, ao ser avaliada pela comissão de jurados, por ser a melhor organizada, quantidade de integrantes, uniformidade e criatividade. Parabéns pelo momento que proporcionaram ao bom convivio social , ampliando as redes de sociabilidades da sede social do Clube botafoguense, da Barra do Rio Cerro.
20/11/2010

Uma geração de jovens, marcadas pelo talento e dinamismo

Data:20/11/2010 
Rainha: Andressa Marquardt
1ª Princesa: Letícia Sipriani
2ª Princesa: Caroline Ehlert Vieira
A diretoria do Botafogo agradece a todos os jurados e o animador de palco Sidnei Marcelo Lopes e a esposa Andréia Lopes pelo excelente trabalho. Os agradecimentos se estende aos familiares das cinco candidatas, aos voluntários que atuaram nos bastidores, para servir o clube e a comunidade da Barra Rio cerrense.
Não esquecendo os agradecimentos para o trabalho técnico de Irma Marquardt, que coordenou os ensaios de palco.

Faixas Alvinegro e da Estrela Sexagenária

A história do Botafogo também está simbolizada pela faixa onde encontramos a logo do clube, a roseta e o contorno bordado, tudo muito simples. Todavia, quem fazer uso dela, será uma cidadã, que tem noção de conceito de associativismo na forma de lazer social e cultural.

Adriana Marquardt, a italagermânica (alemã e pomerana)

Na noite de 20 de novembro de 2010, data de fundação do Botafogo Futebol Clube, a jovem Adriana Marquardt assinava o livro de presença, momento que sinalizava o fim de seu reinado, como Rainha da Estrela Sexagenária e a certeza da missão cumprida, pois em 2009, também foi coroada Rainha da Schützenfest (21ª edição).
Para o Clube Alvinegro, ela representa a continuidade da história, que começou nos anos 50, no Botafogo, na época quando se elegeu Ursula Staats, Rainha. De lá para o clube possui uma geleria só de belas jovens, que muito orgulha a Barra do Rio Cerro e Jaraguá do Sul (SC).
Adriana escreveu também parte da história do clube da Barra, e continuará e será a cidadã dinâmica e "embaixadora" das marcas "Alvinegro" e "Estrela Sexagenária", em qualquer lugar onde for e estar.
Foto:Ademir Pfiffer - Departamento de Cultura, Botafogo

Diretoria e o casal Lopes conferindo o programa da noite no palco Alvinegro

Antes de começar a escolha da Rainha e das respetivas 1ª e 2ª princesas Ari Enke (Presidente), Sidnei Marcelo Lopes e Andréia Lopes foram à secretaria do clube conferir a programação.

Ari Enke e Andréia Lopes, momento matemático

O Senhor Ari Enke e a Senhora e Andréia Lopes foram encarregado de somar a pontuação dos jurados, visando a escolha da rainha e as respectivas princesas avilnegro. Os mesmo foram encarregados de somar os números da pontuação que gerou a melhor torcida.

Flores para homenager as candidatas ao título alvinegro

                                                                         Caroline Ehlert Vieira


                                                                     Graziele Henklein de Quadros
                                                       Débora da Rosa


                                                 Letícia Sipriani
Andressa Marquardt

Juri qualificado escolheu a Rainha e princesas alvinegro

 Odila Pavanello Brugnago - Promotora do evento Garota do Bairros, das cidades de Guaramirim (SC) e Jaraguá do Sul (SC).
 Tania Dantas, Coordenadora Garota dos Bairros das cidades de Guaramirim (SC) e Jaraguá do Sul (SC) e responsável pelo marketing do Jornal do Vale.



  Wilian Fritzke, comunicador Rádio Comunitária de Schroeder (SC), programa que difunde a cultura germânica naquele Município.
 Fred Ulrich, o comunicador do Programa Deutsche Musik, Rádio Jaraguá há 12 anos consecutivos.
Albino Flores, comunicador da Rádio Stúdio FM, e colunista do Jornal do Vale

Jovens vão disputar o titulo de Rainha do Alvinegro

É o primeiro concurso do Botafogo, onde um juri qualificado fará a escolha de candidatas ao título de Rainha e respectivas 1ª e 2ª princesas. O evento marcará os 61 de fundação do Botafogo Futebol Clube.Segue abaixo a apresentação das candidatas:

                                Débora da Rosa, filha de Valdemar Vieira e Vandelina Zimmer Vieira.

Graziele Henkleine de Quadros, filha de João Alcir Gonçalves e Maria Henklein de Quadros, representou a Associação Húngara de Jaraguá do Sul (SC).
 Karoline Ehlert Vieira, filha de José Carlos da Silva e Mariléia E. Vieira
Letícia Sipriani, filha de Euclides e Leonice G. Sipriani.
Andressa Marquardt, flha de Ademir e Marcia Marquardt.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CONCURSO PARA ESCOLHA DA LOGOMARCA 120 ANOS DA IMIGRAÇÃO MAGYAR E SUÁBIA HÚNGARA DE JARAGUÁ DO SUL – SC

INTRODUÇÃO

O Botafogo de Jaraguá do Sul, instituiu Grupo de Trabalho voltado para o estabelecimento de critérios para a seleção da logomarca 20 ANOS DA IMIGRAÇÃO MAGYAR E SUÁBIA HÚNGARA DE JARAGUÁ DO SUL – SC, que será coordenada pela Diretoria do Botafogo Futebol Clube e a Fundação Cultural (Municipal), o qual conta com a chancela da Associação Húngara de Jaraguá do Sul.

HISTÓRICO

Na história de Jaraguá do Sul em 134 anos de fundação em 2011, será comemorado os 120 anos da Imigração Magyar e Suábia Húngara, que aportou no Brasil, em 1891.Portanto, a linha de imigração desses dois grupos étnicos constitui-se um marco na história da ocupação territorial e do desenvolvimento de Jaraguá do Sul.
Atualmente, as representações culturais desses dois grupos étnicos estão expressas na arquitetura (Igreja Santo Estevão), culinária (iguaria do strudel), dança folclórica (Grupo Folclórico Dunántúl), cemitérios (São Pedro, Jaraguazinho, Santo Estevão, Martin Lutero e Jaraguá 84) e tótem étnico, Casa do Colonizador (Av. Waldemar Grubba).
Para particpar desse concurso de escolha da logomarca dos 120 anos da Imigração Magyar e Suábia Húngara, será necessário considerar estes indicadores históricos, acima elencados.

REGULAMENTO DO CONCURSO PARA A ESCOLHA DA LOGOMARCA 20 ANOS DA IMIGRAÇÃO MAGYAR E SUÁBIA HÚNGARA DE JARAGUÁ DO SUL – SC

1. DOS OBJETIVOS E PARTICIPANTES
1.1. A Comisssão Organizadora do VIº Encontro de Músicos da Cultura Alemã do Botafogo Futebol Clube, através da Fundação Cultural, objetivando eleger a logomarca oficial que será lançada como símbolo dos 120 ANOS DA IMIGRAÇÃO MAGYAR e SUÁBIA HÚNGARA em JARAGUÁ DO SUL (SC), institui o CONCURSO LOGOMARCA dos 120 ANOS DA IMIGRAÇÃO MAGYAR e SUÁBIA HÚNGARA


1.2. O concurso é aberto a todos os interessados, tais como os alunos da Rede Pública Municipal e Estadual (Ensino Fundamental e Médio), das comunidades da Barra do Rio Cerro, Jaraguá 84, Jaraguá 99 e Jaraguá Alto.

1.3. Não poderão participar do concurso os seus julgadores, as pessoas que lhes sejam
diretamente ligadas ou à organização e promoção do evento.

2. DAS INSCRIÇÕES
2.1 O trabalho deverá, obrigatoriamente, ser entregues no Arquivo Histórico “Eugênio Victor Schmöckel”, no período de 06 a 10 de dezembro de 2010, até às 17 horas, devendo
constar no envelope de encaminhamento do trabalho a indicação: CONCURSO
LOGOMARCA 120 ANOS DA IMIGRAÇÃO MAGYAR e SUÁBIA HÚNGARA .
2.2 O envelope lacrado deverá conter no seu interior a ficha de inscrição (modelo anexo),
um exemplar da logomarca.
2.3 Os desenhos devem ser enviados em numa folha de papel A4, sem restrições de técnicas e materiais (tinta, lápis de cor, hidrocor, aquarela, guache, colagem, grafite, etc)
    1. A assinatura do participante na ficha de inscrição do candidato implicará na aceitação plena das condições estabelecidas neste regulamento;
    2. Os participantes só poderão participar do Concurso com uma única inscrição, e apenas um desenho, assinado pela própria criança autora;
    3. Já a Unidade Escolar poderá poderá participar com quatro desenhos.

3. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
3.1 Só poderão participar trabalhos originais e inéditos, produzidos em qualquer técnica, sem limitação de uso de recursos diverosos.
3.2 A logomarca não deverá ser assinada ou conter alguma marcação de identificação do participante.
3.3 A cópia da logomarca deverá estar em papel branco A4.

4. DO JULGAMENTO DOS TRABALHOS

4.1. A Comissão Julgadora do Concurso será integrada por 4 (quatro) membros;
especialistas em artes visuais, design gráfico e publicidade, designados pelo Botafogo Futebol Clube e Fundação Cultural de Jaraguá do Sul;
4.2. Apenas um trabalho, selecionado será classificado em 1º lugar e utilizado como a logomarca oficial dos festejos de 120 ANOS DA IMIGRAÇÃO MAGYAR e SUÁBIA HÚNGARA;
4.3. Serão considerados os seguintes critérios de julgamento dos trabalhos:
4.3.1. Criatividade;
4.3.2. Originalidade;
4.3.3. Comunicação;

4.6. Os participantes serão informados sobre o andamento dos trabalhos através da seguinte
blog (www.botafogojaragua.blogspot.com). E Fundação Cultura de Jaraguá do Sul (http://cultura.jaraguadosul.com.br)

5. DA CLASSIFICAÇÃO
5.1. O resultado do concurso será anunciado no dia 17 de zembro de 2010, na imprensa local.
5.2. Caso ocorra empate na votação na votação efetuada pela comissão julgadora, de dois
ou mais trabalhos selecionados, caberá a plenária do corpo de jurados a escolha do 1º colocado.

6. DA PREMIAÇÃO
6.1. Será premiado somente o primeiro colocado, conforme descrição abaixo:
6.1.1 – O primeiro colocado receberá da …..
(
7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. O trabalho inscrito no concurso e classificado em primeiro lugar terá sua propriedade intelectual cedida de pleno direito e por prazo indeterminado à Fundação Cultural de Jaraguá do Sul e ao Botafogo Futebol Clube, que poderá utilizá-la sem qualquer restrição, seja a que título for, inclusive franquia;
7.2. A decisão da comissão julgadora será soberana e de caráter irrevogável, não cabendo qualquer recurso por parte do participante;
7.3. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Julgadora do Concurso da Logomarca .

Jaraguá do Sul, 30 de outubro de 2010.


 
Ficha de Inscrição

Nome: _____________________________________________
Unidade Escolar: ___________________________________________
Professor (a): ________________________________________________-
Título do Trabalho: _________________________________
Descrição: _________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
__________________________________________________________
___________________________________________________________
Assinatura dos pais ou responsável:_______________________________

Assinatura diretor da Unidade Escolar: ________________________________

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Folhasc, registrou o movimento social do Botafogo

O jornalismo da Folhasc deu luz ao Botafogo, noticiando o evento que reuniu 6 gerações de atletas do  Avilnegro (Estrela Sexagenária), na Barra do Rio Cerro, no último 7 (sete) de novembro de 2010.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Botafogo, o Alvinegro virou Estrela Sexagenária - 61 anos - Adriana Mara...

Adriana Marquardt, Rainha Botafoguense e da Schützenfest de 2009, no domingo 7 (sete) de novembro, na sede socail do Botafogo circulou e foi voluntária como fotográfo, no transcorrer do evento, no qual teve almoço típico italiano, seguido de tarde dançante. Após missão cumprida no evento, narrou nesta microentrevista, a importância e a responsabilidade de representar o Botafogo , em 2009, na maior festa regional do tiro esportivo, a Schützenfest.

Botafogo, o Alvinegro virou Estrela Sexagenária - 61 anos - Lauro Stoinsky

Dona Edla Müller Satler com o afilhado Lauro Stoinsky, ex-atleta botafoguense nos anos 60, 70 e 80. Ele filho do Senhor Silvestre Stoinsky (profissão ferreiro), sócio-fundador do Botafogo em 1949.

Botafogo, o Alvinegro virou Estrela Sexagenária - 61 anos - Herbert Kreis

Com seis (6) títulos conquistados pela camisa Avilnegro, Herbert Kreis começou sua vida no futebol amador, na canto do Rio Jaraguá, na propriedade de Guido Schmitt (outra estrela da Estrela Sexagenária dos anos 50). De lá veio o reconhecimento social pela habilidade de driblar a bola e marcar gols. Chegou ao Botafogo e somou para as conquistas da Estrela Sexagenária. Ademais, o pai deu igual contribuição para a expansão do futebol da Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul (SC). Domingo 7 (sete) de novembro narrou nesta microentrevista sua contribuição para o futebol botafoguense.

Botafogo, o Avilnegro virou Estrela Sexagenária - 61 anos - Wilmar Rubini

Botafogo, o Avilnegro virou Estrela Sexagenária - 61 anos - Ropelato

Jornal do Vale e o Botafogo 61 anos


O Botafogo Futebol Clube, o Avilnegro, hoje, a Estrela Sexagenária da Barra do Rio Carro, é o clube mais antigo de Jaraguá do Sul, que está na ativa desde 1949, com destaque para o lazer social e cultural. Ademais, tem ainda no futebol a razão da sua exitência, em 61 anos de história

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Tarcigio Satler, receberá homenagem Alvinegra e Sexagenária

 Em julho de 2005, o Botafogo reuniu as diversas gerações do futebol amador, que foi a principal propulsora da atividades esportivas do clube.
O espaço de sociabilidade foi a sede social do clube, na Pastor Albert Schneider, 137, próximo à Malhas Malwee, onde o 2º Encontro dos ex-Jogadores do Botafogo  rendeu diálogos promissores e marcado pelo respeito franco e aberto.
(Julho de 2005, foto de Ademir Pfiffer. Na imagem:Tarcigio Satler e Guido Schmitt [camiseta azul], no palco do Alvinegro que virou Estrela Sexagenária).

O 3º Encontro dos ex-Jogadores do Botafogo, no domingo 7 (sete) de novembro (11 horas) deve reunir as gerações de atletas dos anos 50, 60, 70, 80 e 90. Uma oportunidade para todos se reencontrarem num clima amistoso de amizade fraterna, onde a ordem é brindar a vida desses atletas, que, amadureceram no mundo esportivo, com importantes lições para as novas gerações.
E os novos atletas do Botafgo fazem parte desta festa e estão convidados? Com certeza, o convite está estendido à nova geração,  para conhecer os ex-atletas, que no passado deram de si, o melhor pelo clube, para esse crescer e servir as novas gerações.
Haverá alguém homenageado?
Tarcigio  Satler, juntamente, com a esposa Edla Müller Satler. Ele é um dos sócios fundadores do Botafogo Futebol Clube, em novembro de 1949. Porém, Satler, juntamente, com outras atletas difundiram e multiplicaram a cultura pebolística, que está presente até os dias atuais na Barra do Rio Cerro.
Por essa vasta contribuição esportiva e atuante, de  longos anos, o Senhor Tarcigio Satler receberá a homenagem, da atual diretoria do Botafogo. Esta é singela e simbólica. Porém foi uma forma encontrada para reunir as várias gerações, visando reconhecer e agradecer a particpação dos ex-atletas, na difusão da história e do legado cultural do Botafogo.
Ein Prösit, Botafogo! Saúde Tarcígio e Edla Müller Satler!

Ademir Pfiffer - Comunicado

3º Encontro dos Ex-jogadores do Botafogo Futebol Clube (Estrela Sexagenária)

Objetivo: Promover um encontro entre os ex-atletas da Estrela Sexagenária, visando o fortalecimento dos laços de amizade fraterna e o gosto pelo futebol amador, que gerou por meio desses atletas, em seis décadas, um clube social e cultural.
O que vai acontecer no evento social? O jogador sócio fundador Tarcigio Satler será homenageado, juntamente, com a esposa Edla Müller Satler. O evento também será registrado para história do clube rumo aos 100 anos. Uma história só se faz com personagens e talentos. E os ex-atletas representam o maior patrimônio do clube, em 61 anos de história.
(A foto - Ademir Pfiffer - é de 16 de julho de 2005, quando ocorreu o último encontro facilitado pelo Senhor Rogério Tomazelli, um dos baluartes e ex-atleta do Botafogo).


Quando? Sete -7- (domingo) de novembro, às 11 horas da manhã, com jantar italiano, por adesão, no valor de R$ 10,00 (dez reais). Após o almoço haverá tarde dançante.

Local: Rua Pastor Albert Schneider (ao lado da empresa Malhas Malwee).

Este evento integrado as comemorações do 61 anos de fundação do clube, que será festejado em 20 de novembro.

A diretoria

Ari Enke - Presidente


Ademir Pfiffer - Comunicado


segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Concurso Rainha Botafogo 2011 – VIº Encontro de Músicos da Cultura Alemã

O Concurso Rainha do Botafogo Futebol Clube - edição 2011 – VIº Encontro de Músicos da Cultura Alemã, abre inscrições para as representantes da Associação Húngara, Associação de Moradores, Botafogo Futebol Clube e Armalwee (Regenwalde), para a escolha da mais bela jovem.
A premiação será meramente social, com flores para todas as candidatas inscritas. As três finalistas, respectivamente, 1ª e 2ª princesas, bem como a Rainha receberão a faixa, símbolo maior da coroação. O baile social será em 20 de novembro, a partir das 23 horas, com a Banda Calmon (RS). A escolha da rainha será às 22 horas e 30 minutos.
A escolha da “ Rainha do Botafogo Futebol Clube - edição 2011, VIº Encontro de Músicos da Cultura Alemã será realizada por um júri convidado para tal finalidade.
Um dos objetivos do Concurso Rainha é descobrir talentos para a difusão da cultura germânica.
A Rainha e as respectivas princesas do Botafogo, durante um ano serão a representante máxima perante aos eventos do clube.
O Botafogo Futebol Clube oferecerá o traje típico para a Rainha e as respectivas princesas, dias após a proclamação do resultado.
As interessadas em participar devem enviar uma foto trajando vestido social, com o nome, o endereço e um telefone para contato.
A inscrição deve ser entregue a Ingride Enke, a qual deverá contatada pelo fone 3376 – 0006, até 5 (cinco) de novembro.

Observação: A idade mínima é de 15 anos, sendo que as menores de 18 anos deverão ter autorização por escrito dos pais ou responsável legal.

Botafogo Futebol Clube
Rua Pastor Albert Schneider, 147 – Barra do Rio Cerro
89256-000 Jaraguá do Sul - SC
Fone/ (0**47) 3776- 0006


Ficha de Inscrição
Rainha Botafogo/ 2010


Nome:

Endereço:

Filiação: Pai:
Mãe:

Data de Nascimento:
Natural de :
Hobby :
Frase:

Ficha de Autorização (menor de 18 anos)


Eu, …......................................................., portadora da CI (carteira de Identidade) nº …............................, comunico minha inscrição, a qual consta a autorização dos meus pais, pois não tenho 18 anos completados no ato da inscrição, neste concurso do Botafogo Futebol Clube, que elegerá a Rainha e as respectivas princesas.

Assinaturas:

______________________________
Candidata

______________________________
Pai

______________________________
Mãe


Fone para contato:_________________

domingo, 10 de outubro de 2010

Schützenfest, 22ª edição - 3 - Adriana Marquardt


Schützenfest, 22ª edição (vídeo 3), Adriana Marquardt e as respectivas princesas da festa de 2010.
Ademir Pfiffer - Historiador

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Schützenfest in Botafogo 9

Schutzenfest in Botafogo - 8

Schutzenfest in Botafogo - 7

Schutzenfest in Botafogo - 6

Schützenfest in Botafogo - 5

Schutzenfest in Botafogo - 4

Uma festa que reuniu os associados e convidados ligados à família de Nelson e Hélia Voigt Enke, do Botafogo da Barra, a "Estrela Solitária" à caminho do sexagésimo primeiro aniversário.

Schutzenfest in Botafogo - 3

As majestades do Tiro ao Alvo Inverno de 2010. Comandante, Loreno Marquardt.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Botafogo da Barra despediu-se do Inverno com festa de Tiro Rei e Rainha


No sábado 11 de setembro, o Botafogo Futebol Clube, através de seus associados, foi à estrada centenária (hoje Rua Pastor Alberto Schneider), Barra do Rio Cerro - Vale do Rio da luz, para difundir os valores remanescentes da ritualística folclórica de busca das majestades de Rei e Rainha do Tiro.
O casal Nelson e Elia Voigt Enke receberam em frente a sua residência os associados e convidados, ao som da Banda Sangue Latino, da cidade de Três de Maio (RS). A recepção foi calorosa e festiva, sendo ali realizada a incorporação das majestades, com os respectivos cavalheiros e princesas.
A marcha atravessou a via principal do bairro e de curto trajeto de ida e volta, partindo da sede social do Botafogo, passando pelo Centro Municipal de Educação Infantil “Wolfgang Weege”, Unidade do Corpo de Bombeiros e Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, portanto, num espaço social e de cultura.
No regresso, já na sede social do Botafogo, o Senhor Loreno Marquardt, comandante da marcha realizou um discurso, no qual caracterizou a tradição do Departamento de Tiro Esportivo do Botafogo Futebol Clube, que completou 56 anos de existência em 2010.
Após as homenagens das majestades, vieram os cumprimentos e o inicio do café colonial, com especialidades da cozinha alemã, cucas, bolos, salgados, sorvetes, pães empastados. Foi o melhor da festa, pois a mesa era farta pela variedade e sabor, para satisfação das centenas de pessoas que participaram e compartilharam da sagração das majestades, o casal Nelson e Elia.
A festa é realizada todos os anos na Estação de Inverno, uma tradição na Barra do Rio Cerro.
Outra opção no transcorrer da festa do Tiro Rei e Rainha, foi a dança folclórica e as competições de tiro paralelo, que no final da tarde revelou as novas majestades do tiro ao alvo, Ademir e Solange Fischer, que em 2011 continuarão mantendo a tradição folclórica e a prática do tiro esportivo, quando organizarão uma nova festa.
O evento folclórico do Botafogo, no último sábado é fruto do exercício da plena sociabilidade, onde as pessoas cultivaram as tradições, dedicada à cultura germânica, difundiram o valor da amizade e o respeito pelo legado dos nossos antepassados.
Ein Prosit, schützenkönig, Botafogo, até XXIIª Schützenfet Jaraguá, em outubro próximo.

Ademir Pfiffer - Historiador

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Schutzenfest in Botafogo - 2

Bandeireiro (Irineu Demarchi) teve a missão de levar a bandeira mais antiga do futebol e do tiro esportivo, da Barra do Rio Cerro (11/09/2010).

domingo, 12 de setembro de 2010

Schutzenfest in Botafogo 1

Loreno Marquardt, o Comandante de Marcha de busca das majestades, no antigo Caminho Barra do Rio Cerro - Rio da Luz (Atual Rua Albert Schneider), rumo à casa do Rei e da Rainha Nelson Enke e Elia Voigt Enke, em 11/09/10.


Vídeo 1, ritualística folclórica de marcha de busca das majestades do tiro ao alvo.

domingo, 22 de agosto de 2010

Cia Jensen 02.wmv Itoupava Central - Blumenau- SC

Em 1962, a equipe de futebol do Botafogo Futebol Clube da Barra foi à cidade de Blumenau (SC), para participar de um torneio esportivo no campo da Companhia Jensen. O Botafogo venceu o jogo do torneio esportivo. A noite os atletas botafoguense receberam o troféu esportivo conquistado no campo do adversário,  na sede da Associação Esportiva, daquela conceituada empresa, detentora da marca Frigor.
Ademir Pfiffer - Historiador

sábado, 29 de maio de 2010

PT, veio ao Botafogo difundir a campanha de Dionei Walter da Silva

Em 23 de agosto de 2008, no ano que o Botafogo Futebol Clube completava 59 anos de fundação, o Partido dos Trabalhadores (PT) subiu ao palco do clube, para difundir o programa do partido, visando conquistar a Prefeitura de Jaraguá do Sul (SC). Da ocasião ficou as imagens históricas, para a posterioridade do partido, no qual trouxe uma multidão no espaço mais rico de sociabilidade política, na Barra do Rio Cerro, para  a classe política.
Naquela noite de sábado, foi possivel encontrar no evento democrático, José Grigolini (Chapecó-Ministro da Pesca) , Ideli Salvati (Senadora), Dionei Walter da Silva (ex- Deputado Estadual), José Alberto Klitzke (ex-vereador - Jaraguá do Sul - e Secretário de Estado Governo Esperidião Amin - 1982), dentre outras autoridades políticas locais e militantes históricos do partido, como Clemente Mannes (in memorian), que em 3 de outubro daquele mesmo ano, veio a falecer, deixando uma lacuna no PT.
O Botafogo, portanto, contribui e continuam marcando a história dos pontos de sociabilidade política, para renovação constante no comando da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
Daquele encontro histórico, naquela noite, saíram vitoriosos Francisco Alves e o Professor Justino da Luz, os quais estão no Legislativo jaraguaense.
Na ponta da mesa, José Alberto Klitzke.
Público lotou as dependências do Botafogo.
Marcos Scapatto realizou um discurso de militante em defesa das lutas e bandeiras, que o partido em tese apresentava à sociedade jaraguaense.
Bandeiras foram movimentas para saudar os candidatos da coligação PPS e PT.
Mural dos candidatos à vereança.
Ademir Pfiffer, Dionei Dionei Walter da Silva, Elisabeth Hermal e José Alberto Klitzke.