O blog nasceu em meio aos festejos dos 60 anos de fundação do clube.
O clube tem finalidade esportiva ligado ao futebol e tiro ao alvo.
Portanto, a trajetória esportiva do Botafogo está ligada as duas mais importante etnias da história da colonização de Jaraguá do Sul (SC),a italiana (futebol) e alemã (tiro).
Fundado em: 20/11/1.949
A família Panini de Rio dos Cedros (SC) radicada hoje na cidade de Blumenau (SC) comprecerá ao 5º Encontro de Músicos da Cultura Alemã de Jaraguá do Sul (SC), no Botafogo Futebol Clube, em 7 de março, domingo.
A Comissão Organizadora convida a todos para prestigiar esta banda folclórica e representativa da cultura italiana, composta somente por músicos da família Panini, cuja marca é conhecida no vale do Itajaí.
A Banda Panini trará ao palco do Botafogo,o mais antigo instrumentista de foles, com mais de 90 anos de idade.
Trata-se de um tributo aos músicos dos foles, harmônicas, metais e cordas, que expressam por meio dos dons musicais, a boa música folclórica e alemã, que atravessou 18 décadas, engrandecendo o nosso patrimônio musical.
A festa pretende atrair pelo 5º ano consecutivo a Jaraguá do Sul, os músicos e os que cultuam as nossas tradições.
Sejam bem vindos!
Quando: 7 de março (domingo);
Local: Botafogo - (a 300 metros da empresa Malhas Malwee, em direção à Pomerode pela Serra do Rio da Luz);
Horário: 8 horas e 30 minutos (culto ecumênico com a participação do coral Luterano).
Às 9 horas e 30 minutos acontece a solenidade de abertura pela Jazz Band Elite de Corupá (SC), com execução do Hino Brasileiro, da Alemanha, Santa Catarina e Jaraguá do Sul.
Observação: Haverá um único palco para apresentações coletivas e individuais, com músicos dos dois estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O público poderá dançar durante as apresentações musicais.
Outras atrações no transcorrer do dia:
1 - A Rádio Jaraguá por meio do seu locutor Fred Ulrich irá transmitir toda a programação que será levada ao ar durante todo o dia;
2 - Durante o evento, o Tanzgruppe Regenwalde da Associação Recreativa Armalwee, apresentará as 5 categorias do grupo de danças folclóricas: infantil, infantojuvenil e master, os quais se apresentarão em horários alternativos;
3 - Desde o único da programação de palco, o público presente poderá interagir com os músicos e os instrumentos musicais, na pista do salão do Botafogo, ao som de bandas e músicos de prestigio;
4 - Para tranqüilidade do público, a diretoria ampliou o palco principal e dotou o mesmo espaço com sistema de ventilação, favorecendo melhor climatização e proporcionando um ambiente de melhor qualidade e comodidade, para os músicos e o público;
5 - O público é convidado vir ao evento à caráter, com traje típico,para manifestar o seu encanto e admiração pelo folclore alemão, em 180 anos de história em Santa Catarina;
6 - Este ano haverá sorteio duas dúzias de brindes ao público, no final da festa;
7 - Os grupos de Terceira Idade, através de seus coordenadores poderão reservar almoço para a excursão pelos fone (47 )3376 - 0006 (Ingrid Enke) e Ademir Pfiffer (47) 9619-7744;
8 - O público que chegar até às 9 horas não pagará ingresso;
9 - No evento haverá lançamento de CD do músico Ingo Schroeder e Jéferson Koepsel. O primeiro é de, Vila Itoupava, Blumenau (SC) e o segundo de Benedito Novo (SC).
Venha à cidade de Jaraguá do Sul em 7 de março festejar o 5º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, em comemoração ao encerramento dos 180 anos da presença alemã em território catarinense.
Ademir Pfiffer – Diretor Dpto de Cultura
Ari Enke - Presidente do Botafogo
Veja em vídeo uma das atrações do evento em 2009, a Banda Treml de São Bento do Sul (SC):
No próximo 7 de março, o Botafogo Futebol Clube cumpre um roteiro de atrações musicais, quando acontecerá o 5º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã, marcando o encerramento dos festejos dos 180 anos da Imigração Alemã..
Às 8 horas e 30 minutos um culto ecumênico celebrado pelos pastores Elpidio Carlos Helwig e o Padre Silvino Hoepers darão inicio às festividades no clube, o culto será dirigido à classe dos músicos, associados do Botafogo, convidados e público geral.
Com a presença de diversas autoridades será aberto o 5º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, o qual tem a inscrição de 35 grupos – músicos individuais e bandas, totalizando 15 0 músicos.
Durante a abertura, a Prefeita Cecília Konell fará a entrega oficial ao Senhor Ari Enke, da Lei Muncipal que instituiu o Dia Municipal do Bandoneon, em 9 de março. O Jazz Elite Band de Corupá (SC) entoará os hinos do Brasil, Alemanha, Santa Catarina e Jaraguá do Sul.
O evento que o Botafogo da Barra promove acontece pelo quinto ano consecutivo e oportuniza um encontro familiar, permeado pela boa música alemã.
Difundir valores musicais e o dom dos músicos estes são alguns dos objetivos do Encontro de Músicos da Cultura Alemã, que oportuniza um espaço no qual várias gerações de músicos se encontram para mostrar os instrumentos musicais e boa música germânica. Desses instrumentos musicais – de foles e metais, surgem músicas folclóricas e clássicas, para o delírio da platéia.
Para que a festa sempre seja regada pelos valores da cultura germânica, o Tanzgruppe, grupo folclórico da Armalwee comparecerá ao evento com 5 categorias, mostrando a riqueza das danças folclóricas de várias regiões da Alemanha e da Europa, embelezando e aproximando o público das artes folclóricas.
Para o dia 7 de março, o Botafogo está mobilizando um quadro de 80 voluntários para atender o público e os músicos. E a festa novamente, tem o apoio institucional da empresa Malhas Malwee, ligada à Firma Weege, a qual durante 60 anos contribui e continua firme com propósito de apoiar na Barra do Rio Cerro, iniciativas diversas ligadas à cultura e o folclore.
Ademir Pfiffer – Dpto Cultura Botafogo
Banda Treml, da cidade de São Bento do Sul (SC), vem pela 3ª vez praticipar da festa jaraguaense, que é um tributo aos músicos da cultura germânica. Confira no vídeo a seguir, a qualidade musical desta afamada banda:
O Botafogo Futebol Clube tem a honra de convidar a todos os teuto-brasileiros e jaraguaenses para prestigiar as apresentações musicais durante o 5º Encontro de Músicos da Cultura Alemã, na sede social, Rua Pastor Albert Schneider, 137 - Bairro Barra do Rio Cerro - Jaraguá do Sul - SC.
Este evento irá acontecer em 7 de março, a partir da 8 horas e 30 minutos, com celebração do culto ecumênico - apresentação do Coral Luterano da Barra, marcando o encerramento dos 180 anos da Imigração Alemã em Santa Catarina.
Entre as diversas atrações musicais teremos a pesença da Banda Municipal "Professor João Müller", que, anualmente apresenta-se na orquestra do FEMUSC/SCAR.
Portanto, as atrações músicais são de boa qualidade e o público é convidado a comparecer a este evento folclórico.
Um convite da diretoria do Botafogo.
Ademir Pfiffer - Historiador e Dpto de Cultura- Botafogo
Fonte:AnJarguá -16 de fevereiro de 2010 - N° 677 - Coleção:Fundação Cultural de Corupá - SC
Com cerca de 15 músicos, a Fundação Cultural de Corupá, presenteia o Vale do Itapocu há 18 anos com a Banda Jazz Elite, nova versão, especializada em repertório musical ligado à cultura germânica. Pelo terceiro ano consecutivo, o Botafogo convida a banda, uma das mais antigas do Vale do Itapocu, para se apresentar no palco deste clube. Tornou-se tradição para a comunidade da Barra do Rio Cerro receber esses músicos e seus instrumentos para executar, anualmente, os hinos do Brasil, Alemanha, Santa Catarina e Jaraguá do Sul, no Encontro de Músicos da Cultura Alemã. Além disso, a banda presenteia o público com músicas folclóricas, que ainda fazem parte do imaginário musical da população remanescente do continente europeu.
O Botafogo, clube sexagenário, neste ano, coloca o seu palco à disposição dos músicos profissionais e amadores, para realizar o encerramento dos 180 anos da imigração alemã em território catarinense. O 5º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã, de Jaraguá, vai ocorrer no dia 7 de março e renova a esperança de que a tradição musical alemã, continua sendo um atrativo para reunir um público exigente, que tem nesta cultura um modo de viver, embalados pelas polkas, valsas, shots, dentre outras.
A Banda Jazz Elite, de Corupá, representa a memória viva da tradição musical germânica no Vale do Itapocu. Por onde se apresenta, mostra a herança musical dos antepassados. Essa qualidade singular é elemento norteador, na formação sólida de jovens e adultos, naquela cidade. E a boa música dos corupaenses é fruto do talento e dom musical, que difunde o marketing cultural desta cidade, há mais de 80 anos.
ADEMIR PFIFFER - Historiador e integrante do departamento de cultura do Clube Botafogo, ademir.arquivo@jaraguadosul.com.br