terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Banda, Jazz Elite Show

Fonte:AnJarguá -16 de fevereiro de 2010 - N° 677 - Coleção:Fundação Cultural de Corupá - SC



Com cerca de 15 músicos, a Fundação Cultural de Corupá, presenteia o Vale do Itapocu há 18 anos com a Banda Jazz Elite, nova versão, especializada em repertório musical ligado à cultura germânica. Pelo terceiro ano consecutivo, o Botafogo convida a banda, uma das mais antigas do Vale do Itapocu, para se apresentar no palco deste clube. Tornou-se tradição para a comunidade da Barra do Rio Cerro receber esses músicos e seus instrumentos para executar, anualmente, os hinos do Brasil, Alemanha, Santa Catarina e Jaraguá do Sul, no Encontro de Músicos da Cultura Alemã. Além disso, a banda presenteia o público com músicas folclóricas, que ainda fazem parte do imaginário musical da população remanescente do continente europeu.
O Botafogo, clube sexagenário, neste ano, coloca o seu palco à disposição dos músicos profissionais e amadores, para realizar o encerramento dos 180 anos da imigração alemã em território catarinense. O 5º Encontro dos Músicos da Cultura Alemã, de Jaraguá, vai ocorrer no dia 7 de março e renova a esperança de que a tradição musical alemã, continua sendo um atrativo para reunir um público exigente, que tem nesta cultura um modo de viver, embalados pelas polkas, valsas, shots, dentre outras.
A Banda Jazz Elite, de Corupá, representa a memória viva da tradição musical germânica no Vale do Itapocu. Por onde se apresenta, mostra a herança musical dos antepassados. Essa qualidade singular é elemento norteador, na formação sólida de jovens e adultos, naquela cidade. E a boa música dos corupaenses é fruto do talento e dom musical, que difunde o marketing cultural desta cidade, há mais de 80 anos.

ADEMIR PFIFFER - Historiador e integrante do departamento de cultura do Clube Botafogo, ademir.arquivo@jaraguadosul.com.br

Nenhum comentário: